Comprometida com a valorização do que há de mais autêntico em cada local onde está presente, a rede Kempinski tem a tradição de mapear destinos extraordinários e verdadeiras jóias naturais. Imbuído deste objetivo, o Kempinski Laje de Pedra, primeiro da rede hoteleira europeia na América do Sul, apresenta a Coleção Destinos.
O lançamento da coleção ocorreu no último dia 30, no Instituto Ling, em Porto Alegre, em um encontro exclusivo que contou com 150 pessoas. Além de ter acesso à coleção em primeira mão, os presentes puderam conhecer alguns dos produtores parceiros - e suas iguarias - que são destaques nas publicações. Entre elas, a espumante Kempinski Laje de Pedra, produzida pela Casa Perini, os vinhos das vinícolas Berkano Premium Wines, Vistamontes Vinícola, Tenuta Foppa & Ambrosi e Monte Vinhos de Autor, os whiskies da Union Distillery, a alta charcutaria da Gran Nero, os queijos da Queijaria Missioneira e os chocolates da Miróh!.
Durante o encontro, um bate papo sobre a obra foi realizado por José Paim de Andrade Jr., sócio do Kempinski Laje de Pedra, Rodrigo Santos, diretor na Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, e Fernando Bueno, fotógrafo e sócio da Buenas Idéias, uma das idealizadoras dos guias, com mediação do jornalista Roger Lerina.
"Não tem lugar no país e são poucos os lugares na América do Sul que possuem toda essa riqueza, todo esse potencial do Rio Grande do Sul. O nosso trabalho com a coleção Destinos foi dar o primeiro passo para revelar essas raridades para o Brasil e até para o próprio gaúcho", afirmou Paim.
Coleção Destinos: uma trilogia de celebração às raridades da Serra Gaúcha
Os livros trazem um novo olhar sobre o que há de mais autêntico e exclusivo nas regiões das Hortênsias, Vale dos Vinhedos e Campos de Cima da Serra, revelando as belezas naturais, a cultura, o melhor da enogastronomia e a hospitalidade do povo gaúcho ao mundo.
"Quando fizemos as expedições, me surpreendi muito porque realmente existe muita coisa que a gente não conhecia, que não tínhamos ideia de que existia", ressaltou Fernando Bueno durante o bate-papo.
A publicação é composta por três volumes com o melhor da enologia, gastronomia, hotelaria, em experiências de lazer, esportes e ecoturismo gaúchos. As descobertas são fruto de imersões no Rio Grande do Sul profundo realizadas por uma equipe de especialistas, incluindo o crítico de vinhos Jorge Lucki e a chef gaúcha Roberta Sudbrack, que realizaram expedições ao longo de meses para conhecer de perto cultivos e métodos de fabricação, conversar com produtores locais de artigos tradicionais e inovadores - como o whisky da Union Distillery -, e vivenciando experiências como o churrasco em fogo de chão e o cavalgar nos Campos de Cima da Serra.
"O projeto Destinos nos traz uma riqueza de detalhes ímpar. É um trabalho primoroso que tem um olhar de regionalização. Poderia se pensar só em Canela e Gramado, mas o projeto olha para o todo. E com isso, todos serão beneficiados e irão crescer com isso", detalhou Rodrigo Santos.
A trilogia busca contribuir com a retomada do turismo no Rio Grande do Sul e demonstrar toda a confiança do Kempinski Laje de Pedra no enorme potencial deste segmento para a economia do estado. “O Kempinski Laje de Pedra carrega consigo uma das bandeiras de hotelaria mais respeitadas e tradicionais do mundo e, por isso, tem o potencial de inserir o estado no mapa global do turismo de luxo. O que estamos fazendo é fomentar esse destino e mostrar aos brasileiros e também para os turistas internacionais o que encontram hoje e o que irão encontrar a partir de 2026 após a inauguração do nosso empreendimento”, descreve Paim.
A coleção poderá ser adquirida no Espaço Kempinski Laje de Pedra, na Rua das Flores, 222, em Canela. O lucro das vendas será revertido para o Centro Social Padre Franco, entidade beneficente parceira do empreendimento.
FICHA TÉCNICA - COLEÇÃO DESTINOS
Textos: Eduardo Bueno, Liliana Reid e Entrelinhas Conteúdo e Forma
Textos adicionais: José Paim de Andrade Jr., José Ernesto Marino Neto, Marcio Carvalho, Heloisa Crocco, Aristeu Pires, Inês Schertel e Carla Pernambuco
Edição, revisão e tradução: Lúcia Brito
Edição de Fotografia: Fernando Bueno
Fotógrafos colaboradores: Cláudio Edinger, Guto de Castro, João Farkas e Luiz Paulo de Araújo
Tratamento de Imagens: Vanderlei Zambiasio
Design Gráfico: Sandro Fetter
Impressão: Ipsis Gráfica e Editora
Diretoria Executiva Kempinski Laje de Pedra: José Paim de Andrade Jr., José Ernesto Marino Neto e Márcio Carvalho