Com trajetória de 50 anos no mercado de construção civil, a BN Engenharia foi a empresa escolhida para a nova fase das obras do Kempinski Laje de Pedra, primeiro empreendimento com a bandeira Kempinski na América do Sul, que reunirá residências sofisticadas e um hub de serviços e experiências exclusivas. O projeto se destaca pela fusão de tradição, luxo, inovação e respeito ao meio ambiente.
Reconhecida como uma das principais construtoras do país, a BN Engenharia possui um portfólio de grandes obras de alta complexidade e relevância, como os Estúdios Globo, um dos maiores e mais avançados complexos de produção audiovisual do mundo; o Parque Global, em São Paulo, o maior empreendimento da América Latina; e a Sede da SAP em São Leopoldo, um dos maiores centros de inovação da empresa fora da Alemanha. O projeto de retrofit e ampliação do Kempinski Laje de Pedra será o primeiro executado pela empresa na Serra Gaúcha.
A MCW Engenharia foi responsável pela primeira fase das obras de demolições e escavações das antigas estruturas, construção do edifício garagem, e fundação e estruturação das futuras áreas residenciais.
A nova fase de construção, conduzida pela BN Engenharia e focada no retrofit e ampliação do complexo hoteleiro, preservará os traços arquitetônicos marcantes do antigo hotel, ao mesmo tempo que adicionará linhas contemporâneas, promovendo a integração com a natureza e valorizando a bela paisagem do Vale do Quilombo. Todos os processos de construção refletem o compromisso com o meio ambiente, adotando métodos construtivos de baixo impacto e aproveitando ao máximo a infraestrutura e os recursos já disponíveis no local.
O projeto arquitetônico da Perkins&Will prevê a ampliação do complexo hoteleiro e residencial em 32 mil metros quadrados. A fase inicial de retrofit abrange a reforma e modernização de 24 mil metros quadrados de área construída, que incluirão os primeiros 128 apartamentos e todas as áreas comuns do hotel, como academia e spa de cerca de 1.000 m², Kid´s Club, piscinas aquecidas e uma piscina com borda infinita voltada para o Vale do Quilombo, com entrega prevista para outubro de 2026.